Ministério da Cultura apresenta: Centro Cultural do Alumínio | Memorial do Alumínio - PRONAC 161355
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1308 - 4° andar - Vila Olimpia - São Paulo - SP
Visitação gratuita: Das 09:00 às 12h30 e das 13h30 às 18:00 | Segunda a Sexta
OFICINA
Recreio nas Férias

Data de Realização: 22/01/2018 a 23/01/2018

Oficinas de modelagem com arame e de foto na lata foram oferecidas pelo CCAL.

O CCAL recebeu, nos dias 22 e 23 de janeiro, quatro grupos de crianças em férias, alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis – Profª Arlete Persoli, para duas oficinas de artes com produtos de alumínio comuns no dia a dia: arames e latinhas de bebidas.

Cada grupo – formado por 15 crianças com idade entre 8 e 12 anos e acompanhadas por um educador do CEU – foi recebido pela gerente cultural do centro, Silvia Toledo, que explicou todos os espaços do CCAL. As obras em exposição do artista plástico Paulo Bordhin impressionaram a garotada. “nossa, como é macio!” exclamou o garoto Gabriel Braga, de oito anos, ao tocar nas esculturas.

Oficinas

Em “Movendo Linhas”, com o parceiro Terceira Visionária, a garotada pode modelar com fios de alumínio a partir de seus próprios desenhos feitos com lápis e papel. Mas teve artista-mirim que passou direto para criação livre, tridimensional, do qual nasceram anéis, coroas, esculturas e até um cabideiro.

No dia seguinte foi a vez da equipe do Cidade Invertida ensinar a técnica da fotografia pinhole, com a latinha de alumínio servindo como câmera fotográfica. Nas bancadas do CCAL a garotada construiu seu próprio equipamento, mas antes receberam uma aula teórica sobre física e o funcionamento do olho humano.

Na frente do edifício onde está o centro cultural, um trailer servia de câmera obscura. Dentro dele as crianças viram a física acontecer: por meio de um orifício no veículo, imagens da rua, pessoas e veículos passando apareciam invertidas numa tela.